[Review] One Piece – Seppuku

Finalmente temos as primeiras imagens do país dos samurais! Vamos falar sobre nosso primeiro contato com Wano!

Wano foi uma das ilhas mais citadas em toda a historia de One Piece (competindo com Laftel e Elbaf), e desde o arco de Zou uma hype insana tem sido criada por Oda em nome desse arco (o que talvez tenha até prejudicado a apreciação de Totland). Agora, em meio ao arco do Reverie, somos apresentados à famosa cidade dos samurais!

Seria essa apenas uma demonstração de como as coisas estão antes de continuar com o Reverie? Oda já fez isso antes, mostrando os eventos de Zou (o famoso “retorno de Sanji”) antes de acabar o arco de Dressrosa. Esse foi o capítulo 795, que tem uma relação o atual 909: ambos são fim de volume. Então o capítulo atual deve ser aquele pra deixar um gostinho de “preciso comprar o próximo!”, mas não devemos ver Wano no 910.

Tivemos nesse capítulos mais uma dica sobre os mistérios de 40 anos atrás. Dessa vez ficou muito explicito que realmente essa época foi importante para a história. Teriam Newgate, Bakkin, Linlin, Kaido e Shakky feito parte do mesmo bando? Isso pode ter fortes relações com o inimigo prometido por Oda para Luffy nesse arco, que tem a ver com Barba Branca. Talvez façamos uma teoria mais elaborada sobre isso…

Começamos o capítulo descobrindo o atual estado de Marco, a Fênix. Assim como os outros seguidores de BB estavam fazendo (a maioria está morto agora), ele zela pelo que o pai amava. Marco parece em paz, mas Oda fez muito bem em mostrar o quão ele está determinado a proteger aquele lugar e o quão ele ainda sente pela perda de seu capitão.

Para o futuro de Marco na história, devemos esperar a chegada de Weevil até ele, e não creio que a Fênix retornará (o que tornaria mais impactante a mensagem que ele está mandando pra Luffy). Também não acho que veremos a luta, mas gostaria muito de ver uma grande ação da Fênix. Poderia ser como Teach vs Ace.

Apesar de não parecer importante, foi bom termos fatos a mais sobre o passado de BB.

E enfim vemos Wano! Uma imagem deslumbrante, com a cara do Japão antigo. Ao longo dos quadros vemos escritas que devem representar aqueles sons de taiko (aquele tipo de tambor joaponês), típicos em mídias áudio-visuais japonesas. Tudo está bem temático, tudo está muito lindo.

Não só temos um forte tema japonês feudal, como os traços das nuvens e montanhas também são bem similares a antigos desenhos japoneses em pergaminhos (como Emakis 😀 ).

Somos apresentados aos disfarces  maneiros dos nossos Mugiwaras deixados em Zou ( há 2 anos atrás!!!):

Franosuke: como uma criatura dessas consegue disfarçar-se? Ainda mais agindo como carpinteiro!
NOTA: Esse coroa parece um zé ninguém, mas alguns já o identificaram como Minatomo! Ele é um carpinteiro que não pode passar por uma porta quebrada sem repará-la. Oda usou-o como desculpa por uma porta destruída e reconstruída em pouco tempo, lá no primeiro capítulo. Como Oda fez um desenho rápido dele em uma SBS, desde então ele aparece frequentemente no anime, assim como Pandaman, mas essa é a primeira aparição de verdade dele no mangá.

Usohachi: seria o hachi (oito) referência aos seus 8000 homens? E como ele fez esse truque do óleo?

Orobi: parece que tentará se infiltrar novamente no covil inimigo, como fez com Croco-boy. Seria uma abordagem interessante, a julgar pela experiência dela.
E que visual lindo! Oda caprichou na nossa flor.

Zorojuro: Já mostrando que será o personagem que melhor “aproveitará” esse arco.

Na falta de Luffy, quem se meteu em problemas dessa vez foi Zoro. Sabíamos que as espadas lendárias e Ryuuma seriam citados no arco, e logo de cara vimos Zoro tendo problemas com isso. Um pouco da justiça (e corrupção) de Wano já nos foi apresentada, e esse sistema baseado na política dos samurais vai gerar um clima  totalmente inovador para o que vimos das outras ilhas até o momento. Wano já começou com tudo!

O plano de Kin’emon era agir infiltradamente até terem reforços, mas desde Punk Hazzard, nenhum plano de ação na ilha tem dado certo e não parece que será agora que vai dar. A questão é, todos ficarão em sigilo mesmo com Zoro já encrencado, ou o disfarce dos Mugiwaras já era? Sinto que Zoro terá que se virar sozinho por enquanto, afinal  Shogun Orochi deve ser notificado. O nome do Shogun também é bem comum na cultura japonesa, afinal é o nome de Yamata no Orochi, uma espécie de dragão de 8 cabeças, já abordado em Naruto (a maior versão de Orochimaru), Okami (boss) KOF e outros. Será que Luffy será o Susanoo dessa história?


Pequena especulação para quem leu até aqui: Teria Wano a cura para uma cura mortal?

  • Hiluluk tinha uma doença mortal e curou-se após vislumbrar as flores de cerejeira em cima de um monte: Wano tem as flores de cerejeira incríveis e muitos montes;
  • Roger fala da doença dele para Newgate em um ambiente montanhoso cheio de flores de cerejeira: mesmo de antes, e forte relação de Wano com Newgate.

Imagino que essa seja uma cura secreta, já que essa nação é afastada do mundo. Em suas viagens pelo mundo, Hiluluk curou-se em Wano, mas por não acreditar ou saber do que houve, atribuiu o fato a ter vislumbrado as flores. Já Roger, além do contato com os Kozuki, pode ter buscado tal tratamento na ilha, mas sem sucesso, o que o levou a ter aquela conversa com Newgate (fora o propósito de anunciar sua morte).

Pode não ter nada a ver, mas seria interessante ver Chopper um passo mais perto do seu sonho, justamente no país que deve encantá-lo e lembrar-lhe de seu mestre.

Galera, estamos procurando uma pessoa para fazer as discussões sobre One Piece para o nosso site. Se acha que consegue escrever como eu ou melhor e tem interesse/tempo, manda uma mensagem pelo Facebook (https://www.facebook.com/otakunoemaki/) ou por email (otakunoemaki@gmail.com).

Comments

comments