[Review] Shingeki no Kyojin – Vencedores

O resgate chega: é hora de a Tropa bater em retirada.

Começamos o capítulo tendo uma visão melhor do Titã Colossal de Armin. Ele manteve algumas características da forma Titã Comum de Armin, como o fato de não ter nariz e ser bastante magro, já que é possível ver vários pedaços sem músculos e com seus ossos aparecendo.

O colossal de Armin

Ele manteve algumas características da sua forma titã comum, dentre elas o fato de não ter nariz

Armin caminha perto da área em que destruiu, aonde se localizava o porto. Ele observa a área com uma expressão de tristeza, e se pergunta se aquela foi a visão que Bertholdt teve no dia em que quebrou a Muralha Maria. A criança que observa o titã de Armin tem uma aparência semelhante a do Bertholdt, e isso provavelmente foi intencional por parte do Isayama. Armin sinaliza que o caminho em frente é seguro.

A criança nos escombros do ataque – sua aparência lembra um pouco a de Bertholdt

A partir daí temos uma mudança de cena, para uma continuação direta da cena final do capítulo 103: Jean está prestes a jogar a Lança Trovão em Falco e Pieck. Durante esse mês de espera entre um capítulo e outro, muitos fãs se perguntaram se ele realmente teria coragem de acertar Pieck. No fim, Jean atira mesmo assim, mas a Pieck usa o vapor que está saindo de sua forma titã para mover Falco e alterar a trajetória da lança, de forma que nenhum dos dois foi acertado.

Jean se pergunta se ele errou o seu tiro ou o vapor desviou o trajeto da lança

Pieck sai de sua forma titã e é resgatada por Falco e Margath. Nesse momento, a Tropa continuaria a atacando se não fosse por Magath e seus soldados os defendendo. No fim Jean analisa que a situação não vale a pena e ordena que todos vão para longe, para fugir das balas. Enquanto isso Gabi e Falco arrastam Pieck para a segurança.

Assistindo tudo a distância, Porco se deixa levar ainda mais por suas emoções. Ele vê que os titãs de Zeke e de Pieck foram derrubados, e parte para atacar Eren, conseguindo desviar da Mikasa. Eren dá um soco com sua mão revestida pela couraça no titã de Porco, que a destrói. Porco continua o ataque, arranhando todo o rosto de Eren com as suas garras, até que sem querer acaba arranhando o cristal onde se encontra Lady Tybur.

O titã de Porco consegue fazer um bom estrago em Eren

Os titãs de Ymir e de Porco são nitidamente diferentes, talvez porque a Ymir usou um soro de titã comum, enquanto o Porco pode ter usado algo mais específico. Também é possível que isso tenha sido causado pela forma em que ela conseguiu o poder dele, ou de um ser mais compatível ao titã do que o outro. Comparando o Colossal do Armin com o do Bertholdt, é possível que os dois tenham diferenças em um caso semelhante a esses dois.

Falco e Gabi levam Pieck para um prédio, onde eles ficam escondidos pelo restante do capítulo. Pieck demora mais a se recuperar, por não ser um titã tão resistente, e fica claro que ela não poderá ajudar mais nessa batalha. Gabi confronta Falco para conseguir informações sobre o seu primo, e lhe informa que Udo, Zofia e muitas outras pessoas morreram naquele ataque, informação que Falco não tinha até o momento pelo fato de só ter entrado na batalha no capítulo passado. Enquanto acontece a discussão entre eles, a batalha continua se desenrolando fora do prédio e um dirigível se aproxima do local.

Nossa teoria de que as luzes nos prédios seriam para guiar o caminho de um dirigível usado para a rota de fuga se provou certa! E como comentei no último capítulo, todos eles estavam esperando um momento marcado para a ajuda de fuga chegar, por isso a pressa de derrubar os titãs e soldados que seriam uma ameaça ao dirigível, como os tiros do Titã Cargueiro, as pedras do Titã Bestial ou o próprio Titã Mandíbula.

O dirigível se aproxima, seguindo o caminho das luzes

Hange fala que esse é um plano bastante arriscado, já que eles irão passar com velocidade reduzida e em um nível baixo, sendo alvo fácil. O plano aparentemente foi uma sugestão de Armin, e ele comenta que se alguém ficar para trás, ou não conseguirem resgatar Eren, ou se ainda o dirigível for atingido, será o fim deles. Isso nos leva a questionar mais uma vez qual a vantagem para Eren e a Tropa com esse ataque, já que é algo tão arriscado e eles teriam mais vantagem de batalha lutando em seu próprio território. Espero que os próximos capítulos nos deem mais dicas sobre isso, mas sigo acreditando que esse ataque foi mais escolha de Eren do que da própria Tropa, que não tinha tanta escolha a não ser resgatá-lo.

A presença do novo personagem, Onyankopon, prova que o pessoal da ilha tem aliados, coisa que também já comentamos como sendo uma possibilidade anteriormente! Ele pode fazer parte do grupo dos revivalistas que trabalhava com Kruger, mantendo a linha de contatos dele, e o uniforme dele de soldado Marliano serve como dica que ele e outras pessoas podem ter ajudado Eren a se infiltrar em Marley. Faz sentido que o Império Marliano e o Antigo Império Eldiano tivessem vários povos em seus domínios, ou ele pode até mesmo ser imigrante de outra nação. Vamos seguir ansiosos por mais informações sobre ele e sobre o grupo que está ajudando Eren e a Tropa.

O novo personagem usa o uniforme do exército de Marley

Ao perceber que o dirigível se aproxima, Porco parte para o ataque, novamente agindo por impulso, e Mikasa aproveita a oportunidade para cortar suas pernas e impedir que ele se mova. Eren então se aproveita da queda de Porco para fazer ele esmagar Lady Tybur em uma cena brutal, enquanto Porco implorava para ele não fazer isso.

Eren usa o Titã Mandíbula para quebrar o cristal de Lady Tybur

Fica a questão se Eren conseguiu mesmo o poder do Titã Martelo de Guerra ou não, apesar de que tudo indica que sim. Pessoalmente, achei um desperdício de personagem matá-la daquela forma, já que ela era a única que mantinha as memórias da Grande Guerra Titã e de até antes disso, memórias que não poderão ser acessadas tão facilmente por Eren já que não possuem laços sanguíneos. Fora isso, imagino que se esse seria o objetivo a ser atingido, poderia ter acabado logo com o Willy, ao invés de apresentar uma personagem nova que seria sacrificada sem desenvolvimento nenhum, e seu irmão pelo menos foi melhor aproveitado. Acreditava que os Tybur tinham mais potencial, sendo a única família que manteve os poderes originais de titã em seu clã.

Eren tenta atacar e devorar o Titã Mandíbula depois, e muitos encaram isso como sinal de que ele não conseguiu os poderes do Martelo de Guerra, ou que quer os poderes de Porco para finalmente conseguir quebrar o cristal de Annie. Mas nesse momento Gabi e Falco chamam por Reiner, implorando por sua ajuda, e ele se desperta de seu sono mesmo contra sua vontade.

Reiner só quer que o deixem em paz

Essa atitude é tão penosa para Reiner que ele não consegue fazer uma transformação completa, nos dando uma das transformações mais interessantes do mangá até agora, em que ele não consegue cobrir seu corpo todo com a couraça. Isso é resultado das emoções de Reiner, que interferem nos seus poderes titã, já que ele não tem mais tanta vontade de viver.

Reiner faz uma transformação incompleta

Reiner e Eren se enfrentam em uma das páginas duplas mais bonitas do mangá, e Reiner consegue recuperar Porco antes dele ser devorado. Sem ter mais forças para lutar, e com o resgate chegando, Eren e Mikasa param a luta e vão em direção ao dirigível, sabendo que Eren não está em condições de matar Reiner naquele momento. Reiner não tenta ir atrás deles e volta a se deitar, tendo cumprido com a sua missão de salvar Porco. Gabi, que assistiu tudo acontecer de dentro do prédio, decide que não pode deixar eles irem embora daquela forma, não depois de toda a destruição que fizeram, e promete que não irá deixá-los escapar. Enquanto isso, os membros restantes da Tropa protegem o caminho do dirigível.

Reiner e Eren se enfrentam

As batalhas de Isayama costumam ser equilibradas, mas por enquanto só Marley teve perdas significativas nesse ataque. Tudo está funcionando dentro dos planos da Tropa, e isso junto ao fato de Gabi estar tão determinada a atacar, me faz pensar que algum dos personagens irá morrer nos próximos capítulos. Apesar disso, ainda creio que a maior parte da Tropa vai conseguir fugir para lutar no futuro, e iremos acompanhar as consequências que esse ataque terá para Marley e para o resto do mundo, mantendo Reiner como o principal narrador. Ainda mantenho a visão sobre Zeke que debati na análise do capítulo passado, e penso que ele trabalhar para Paradis a essa altura do campeonato vai tornar a batalha muito desigual em termos de poder, e não creio que seria interessante para Isayama fazer isso. De qualquer forma, vamos esperar os próximos capítulos e torcer para que mais coisas sejam esclarecidas!


Gostaram do review? Alguma crítica ou sugestão? Pode comentar ou nos mandar por mensagem! Quer acompanhar nossos reviews e teorias? Curta nossa página: https://www.facebook.com/otakunoemaki/.

Comments

comments