[Review] Shingeki no Kyojin – Martelo de Guerra

Eren continua o seu ataque ao festival, e o Titã Martelo de Guerra é revelado!

Toda a ação que era esperada no capítulo 100, que foi um marco na obra, aconteceu no capítulo 101! Eren devorou Willy Tybur, talvez esperando que ele fosse o Titã Martelo de Guerra, e no processo de atacá-lo acabou destruindo o prédio com civis, cumprindo com a ameaça que fez a Reiner a apenas alguns capítulos atrás.

As consequências de suas ações já são demonstradas na primeira cena do capítulo 101, aonde o público do Festival tenta fugir do caminho de Eren enquanto ele se joga na plateia para matar todos os oficiais e líderes do exército de Marley, como Willy havia planejado.

Eren ataca os comandantes militares de Marley

Os destroços do prédio destruído acabam caindo sobre a plateia, e a partir dai começam as mortes dos personagens que estamos acompanhando no Arco de Marley: um escombro do prédio esmaga a jovem Zofia.

Zofia foi esmagada por um escombro do prédio.

Gabi e Udo ficam nitidamente em estado de choque, o jovem Udo também perde seus óculos na confusão e isso aliado ao seu choque o fazem acreditar que ainda é possível salvar sua amiga. Infelizmente Colt, que cuida dos dois, não pôde controlá-lo e ele acaba pisoteado pela multidão que tenta fugir do Titã de Ataque.

Udo é pisoteado pela multidão – também é possível ver a Mãe de Reiner e o Pai de Annie fugindo.

Essa é uma cena bem cruel, que abalou qualquer um que tenha se apegado as crianças nos últimos capítulos. Gabi assiste aos seus dois amigos queridos morrerem bem em sua frente, e isso a deixa visivelmente abalada. Isso é uma referência ao ataque de Reiner, Bertholdt e Annie a Shiganshina, e Eren tendo que assistir a sua mãe morrer. Desde a primeira aparição de Gabi no mangá é possível ver o quanto ela se assemelha com Eren, seja por sua aparência, pois Isayama já confirmou que ela é inspirada em uma versão feminina que desenhou para Eren, ou seja por sua personalidade, que também se assemelha muito a de Eren quando criança. Por conta disso muitos temem que ela irá se tornar igual a Eren mais novo, culpando alguém por tudo e querendo conseguir vingança a qualquer custo. Eu acredito que ela ainda tenha chances de se tornar diferente, uma vez que a reação imediata dos dois ao verem pessoas queridas morrendo também foi diferente. Eren gritava para Hannes soltá-lo, e falava que um dia iria exterminar todos os titãs, enquanto Gabi ainda segue as orientações de Colt e tenta ainda assim salvar seu amigo, mesmo que ela perceba que já seja tarde demais.

Eren teve uma reação mais agressiva a morte da mãe.

Já Gabi ficou em estado de choque, sem reação, apenas obedecendo as orientações de Colt.

De volta a cena da batalha, podemos ver a verdadeira identidade do portador do Martelo de Guerra: lady Tybur, a irmã de Willy! Ela teve destaque quando Willy apresentava o festival, estava assistindo nos bastidores, e essa foi uma dica do Isayama para apontar que ela tinha o Poder de Titã. Ela começa a se transformar para atacar Eren, que por sua vez começa a atacá-la antes mesmo de sua transformação ficar pronta, querendo acabar com a inimiga antes que ela possa retaliar.

A portadora do Titã Martelo de Guerra, lady Tybur.

Enquanto isso, Magath e seus soldados observam o desenrolar dos acontecimentos à distância.

Os soldados estão todos em desespero, esperando as ordens de seu comandante,  que se mantém calmo e dá o primeiro disparo simbólico na guerra. Magath consegue demonstrar como é um ótimo líder, e o fato de ter feito o primeiro disparo é uma continuidade de seu plano com Willy, ele deve demonstrar que tem capacidade de guiar o país nessa nova época, e esse foi o primeiro passo para se tornar um novo Helos. Ele percebe corretamente que é o Titã de Ataque que está ali, e fala como Eren os poupou o trabalho de ir até Paradis para capturá-lo. Eles se preparam para entrar em batalha enquanto o Titã Martelo de Guerra começa finalmente a revidar os ataques de Eren.

Magath dá o primeiro tiro do contra-ataque marliano.

Os poderes do Titã Martelo de Guerra mostram claramente o porquê de ele ter esse nome, dão uma ideia de como conseguiu uma boa posição ao fim da Guerra Titã, controlando o país de Marley e subjugando os outros titãs que estavam em posse da nação. Diferente dos outros titãs que também apresentam poder de endurecimento, ele pode afetar o ambiente ao seu redor, e criar espinhos e armas a partir dele. O martelo dá uma aparência ainda mais especial a ele, que já tem um design interessante, lembrando um pouco o Adão e sua lança longinus, de Neon Genesis Evangelion.

Titã Martelo de Guerra em ação.

Mudando a cena, temos uma volta a Porco e Pieck, que continuam presos dentro do poço. Pieck demonstra mais uma vez como é perceptiva, consegue perceber que existem dois titãs lutando antes mesmo de sair do poço, e sabe que esse é provavelmente o motivo de eles terem sido aprisionados. Aqui também prova que nossas teorias estavam corretas, ela realmente alertou a unidade Panzer sobre o soldado estranho e pediu que eles os seguisse.  Eles resgatam os dois do poço e os atualizam sobre tudo que está acontecendo. Pieck e Porco se preparam para a batalha, quando percebem uma movimentação de pessoas passando pelos telhados dos prédios.

E assim temos a tão aguardada aparição da Tropa de Exploração!

Porco e Pieck escapam da armadilha e se deparam com seus inimigos de Paradis.

De volta a Magath e os soldados, podemos vê-los tentando atingir Eren com as armas anti titã que eles confiscaram em sua última guerra contra a União, que foi a guerra que marcou o começo do Arco de Marley e onde conhecemos a maioria dos novos personagens.  As armas foram posicionadas em um lugar estratégico, e por mais que Magath tenha dito aos seus soldados que foi sorte elas estarem ali, isso pode muito bem ter sido pensado por ele e Willy, na possibilidade de um ataque.

Seus soldados estão receosos, com medo de acabarem matando Eren e assim perderem a oportunidade de tomar o poder do Titã Original para si, e Magath logo explica que essa não será mais a política de Marley: a partir de agora eles irão deixar de depender tanto dos poderes dos titãs. Ele sabe que o mundo está mudando e que a era de temor aos Titãs está chegando ao fim. Ele também sabe que se Eren acabar morrendo em batalha, Paradis não terá nenhuma chance de resistência contra eles, mesmo que eles venham a conseguir o poder do Titã Original novamente.  Por mais que pareça que não há inimigo comparável ao poder dos Titãs, devemos lembrar que Marley tem um grande poderio militar e anos de experiência em batalhas. O Titã Martelo de Guerra também não parece ter a menor intenção de obter os poderes do Titã Original, e batalha contra Eren com o intuito de matá-lo.

Armas anti titã conseguidas após a guerra contra a União.

Por falar na batalha entre os dois, os poderes do Martelo de Guerra e o Titã de Ataque parecem ter uma diferença incrível. Ele batalhou contra Eren com uma grande facilidade, e mostra que as habilidades de endurecer de Eren não são páreas para o seu martelo. Os soldados assistem ao titã Martelo de Guerra esmagar a cabeça do de Ataque, revelando a verdadeira aparência de Eren. Em um momento clichê de cenas de batalha, lady Tybur pergunta a Eren quais suas palavras finais, e Eren não perde a oportunidade para chamar por Mikasa, resultando em uma incrível cena de ataque.

Eren sempre contando com ajuda para ganhar suas batalhas.

Mikasa aparece, utilizando as mesmas armas usadas contra Reiner na batalha de Shiganshina para atacar o Titã Martelo de Guerra, enquanto o restante da Tropa ataca Magath e seus homens.  

Mikasa aparece para o resgate.

Jean e a Tropa atacam Magath e seus homens.

Com isso temos o último diálogo do capítulo: Eren fala que está feliz que todos vieram ajudá-lo, e Mikasa pede para que ele finalmente retorne para casa. Por esse diálogo podemos chegar a conclusão de que Eren realmente estava agindo sozinho em Marley, ou ao menos com uma parcela reduzida da Tropa ou de outros aliados, e que eles devem ter vindo a pedido de Eren, que deve lhes ter comunicado por meio das cartas que mandava através do jovem Falco. Se esse for realmente o caso, a Tropa não tinha outra escolha senão vir resgatar Eren, uma vez que se ele atacasse sozinho com certeza seria derrotado, e se Marley conseguisse por as mãos no Titã Original, Paradis não teria mais nenhuma chance. É bem possível que Eren tenha conseguido outros aliados, como por exemplo as pessoas de Hizuru.

Reencontro tão esperado pelos fãs.

De qualquer forma pode ser que o relacionamento de Eren com a Tropa atualmente não seja dos melhores, e, se esse for o caso, torna o seu ataque a Marley ainda mais grave. Se ele realmente decidiu atacar por conta própria, Eren colocou todos os outros moradores de Paradis em perigo sem eles necessariamente terem concordado com essa forma de atuação, já que eles poderiam ter estratégias distintas de guerra que podem ter sido abandonadas porque foram obrigados a seguir o plano de Eren. Fora que seria um movimento muito irresponsável o dele, que teria altas chances de entregar o poder do Original nas mãos de Marley. Desde sua aparição, as atitudes e ações de Eren tem sido bastante questionáveis, e não podemos ainda confirmar o quanto delas são reflexo de questões pessoais de Eren, como por exemplo a sua ideia de conseguir “liberdade”, ou sua vingança pessoal pelo que aconteceu a sua família. Podemos ver que ele realmente mudou ao longo desses anos, pois o Eren de antigamente não parecia tão disposto a sacrificar pessoas, especialmente civis, para alcançar seus objetivos, enquanto o Eren atual faz isso sem hesitar. Vale lembrar que as ações dele são condenáveis, e falar que eles estão em guerra não ameniza o que ele fez. Reiner e os outros sofreram as consequências pelo que fizeram, e vamos ter que esperar para ver o que esse ataque irá trazer a Eren.

Fora isso, depois desse ataque podemos afirmar que os descendentes de Ymir que habitam em território Marley dificilmente irão se aliar aos de Paradis, e eles provavelmente comprovaram a visão que tinham das pessoas da ilha, de que eles são demônios sem coração. Por enquanto o plano de Willy e Magath está funcionando como deveria. Pessoalmente, espero que lady Tybur ainda esteja viva, uma vez que ela é possivelmente a única pessoa que tem todas as memórias da Guerra Titã e dos tempos anteriores a ela, e poderia nos dar algumas respostas.

Vamos aguardar mais novidades sobre a Tropa de Exploração, e quem sabe ver mais personagens queridos usando o novo uniforme no capítulo 102!


Gostaram do review? Alguma crítica ou sugestão? Pode comentar ou nos mandar por mensagem! Quer acompanhar nossos reviews e teorias? Curta nossa páginahttps://www.facebook.com/otakunoemaki/.

 

Comments

comments